sábado, 23 de junho de 2012

A vida num Call Center


Hoje vou contar um pouco o que é a vida num call center, muita gente diz "quem me dera ter o teu trabalho, o dia todo sentada, atendes chamadinhas, e recebes bem...", quer dizer não é bem assim, o que ganho não paga as dores de cabeça que tenho quando saio do trabalho, os insultos e humilhações de pessoas frustradas e tenho que ficar caladinha ouvir tudo e fingir que nada se passa, e as horas extra, também ninguém as paga.... Trabalho na ultima linha de uma empresa bastante inovadora e conhecida a nivel Europeu, uma linha de cancelamento, retenção e fidelização de clientes, ou seja isto quer dizer que trabalho numa linha em que os clientes antes já foram a lojas e já ligaram para "30 mil" linhas antes desta e já chegam ali quase sem cabelos.

Cheguei a conclusão que há pessoas tão frustradas que em vez de fazerem algo para mudarem isso limitam-se a mal tratar a quem não vêem a cara, quem simplesmente faz o seu trabalho, e a quem os tenta ajudar, mal tratam as pessoas até a situação chegar a um ponto de exaustão, fazem isto porque sabem que quem está do outro lado não pode dizer ou fazer nada em sua própria defesa (hoje em dia temos que ouvir e calar, pois ao mínimo deslize arrisca-mo-nos a ficar no desemprego), as empresas cada vez mais se aproveitam desta insegurança por parte dos colaboradores, por vezes fico confusa já não sei se ainda estou numa "monarquia" ou democracia, muito sinceramente.

Enfim, o facto de quem está do outro lado não se poder manifestar de forma algum acerca de insultos, faltas de respeito entre outros assuntos para estas pessoas é uma alegria! Sobe-lhes o ego e a auto estima por mal tratarem alguém. O mais engraçado é que existem avaliações nos call center e quanto mais mal tratados formos e menos falarmos é melhor para nós, que parvoíce.

Um dia deste tive uma pessoa ao telefone (pena não poder dizer o nome), disse-me :"Passe-me a um supervisor que você nem deve ter estudos superiores" (o supervisor deu-lhe a mesma informação que eu), a minha vontade foi ter lhe dito " pois não mas a boa educação não se aprende na faculdade, ou se tem ou não se tem". A pouco tempo deu uma entrevista na TV não que demonstrou nem metade do que é passar 8 horas a trabalhar num call center.

Vou também contar uma história, aconteceu esta semana um senhor que não me queria dar dados nenhuns, depois de insistir, no gozo, disse-me o nome da mãe do pai, da mulher data de nascimento tudo, queria uma coisa impossível de fazer por ter divida, no entanto pagou a cerca de meia hora de entrar em contacto, contudo existe sempre aquele prazo de 48horas de transacção do banco a empresa, bem o homem chamou-me tantos nomes, estúpida, cabra, besta, put...., incompetente, vaca, etc, tenho que dar feedback de 1 em 1 minuto quando o cliente está á espera, cada vez que voltava a linha o homem insultava-me entretanto a situação teve que ser encaminhada a supervisão, que até a mesma o senhor chamou nomes, no dia a seguir voltou a contactar e insultou outra colega. O senhor era repugnante e impossível de aturar, o mais engraçado é que um dos serviços dele era de empresa.

Fui pesquisar quando descobri o que descobri ainda me subiu mais o nojo daquele homem, ele sim é uma besta. Tem uma empresa de segurança (que rica segurança), não tem licenças, não têm alvará, os seguranças também não têm competências para exercer a função, os funcionários não são remunerados, o senhor em questão já esteve preso por roubo e sequestro, meu Deus entre muitas outras coisas, fiquei escandalizada, tem uma empresa não sabe como se processam os bancos, não paga salários, funcionários que chegam a trabalhar 15 horas seguidas sem folgas e contratos ilegais, e a incompetente sou eu, a estúpida, etc. Neste dia tive a certeza da frustração das pessoas, é triste.
Mais triste ainda é quando estão em loja calminhos com os colegas que lhes deram as informações erradas a loja liga para nós e é connosco que gritam XD..



É assim a vida... Infelizmente não existe um grupo que defenda os colaboradores destas situações.
A melhor empresa de telecomunicações é a tele performance, seguem a rica as leis do sindicatos dos trabalhadores de telecomunicações, psicólogo na empresa, intervalo de 10 minutos após cada hora de trabalho, horas extra pagas ou descontadas no horário normal de funcionamento, mas são bastante exigentes na selecção de pessoal, enfim de resto.

Nos call center que trabalhei apenas 2, enche a palma da minha mão as pessoas que já foram internadas num hospício, por ser o que é... Todos os dias chegamos a casa assim...


Se tudo correr bem daqui a uns tempos adeus Portugal, gosto muito do meu pais mas também tenho que olhar para o meu futuro, ainda para mais os centros de novas oportunidades fecharam todos agora... Não sei onde isto vai parar, a aumentarem a escolaridade mínima obrigatória e a acabarem com as poucas oportunidades de pessoas que não tiveram oportunidade de estudar antes o fazerem, enfim é o ministério da educação é dos bons... Pode ser que me safe no Brasil ou Holanda, vamos ver se escapo. 
Foto abaixo Brasil Belo Horizonte, para onde irei se tudo correr bem (e se houver dinheiro para a viagem) . 



Boa noite**

Sem comentários:

Enviar um comentário